Páginas

sábado, 5 de maio de 2018

Avaliação Diagnóstica Descritiva para aprendentes com deficiência - Blogin

Todo aprendente com deficiência tem o direito de ser avaliado com qualidade e conforme suas habilidades, viabilizando autonomia e independência no momento do registro, sendo que todo profissional da educação necessita de embasamento teórico com contexto prático para elaborar um parecer pedagógico contextualizado.

A Avaliação Diagnóstica visa oferecer subsídios para conhecer o momento que cada aprendente se encontra no processo de aprendizagem, com isso deve ser aplicado periodicamente algumas sondagens que fazem parte da avaliação diagnóstica, como por exemplo:



  • sondagem de palavras;
  • sondagem de leitura;
  • sondagem psicomotora;
  • sondagem textual;
  • sondagem de raciocínio lógico matemático ( envolvendo cálculos e situações problemas ).
Procedimentos necessários:

  • Conhecer de fato o seu aluno, não apenas o seu diagnóstico;
  • Fracionar o tempo das sondagens propostas, com a intenção de proporcionar um melhor controle de: atenção plena, comportamental e emocional;
  • Investigar quais são suas habilidades, seus focos de interesse e suas dificuldades.
  • Aplicar periodicamente (bimestralmente ou trimestralmente) AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMPLETA, composta por sondagem da escrita, sondagem da leitura, sondagem textual, sondagem do raciocínio lógico matemático e sondagem psicomotora. Pois, desta forma o professor poderá acompanhar o avanço na aprendizagem e propor estratégias adequadas. Oferecer as mesmas oportunidades, mas respeitando as habilidades e dificuldades, de maneira individualizada, pois todos são capazes de aprender, então temos que priorizar a EQUIDADE e a ACESSIBILIDADE;
  • Nos casos de aprendentes com comprometimento comportamental, atencional, intelectual, motor, visual e auditivo fazer uso de recursos da tecnologia assistiva, adaptando os recursos para aplicar a avaliação conforme as necessidades de cada caso, como por exemplo: uso de braille, libras, comunicação alternativa PECs (principalmente nos casos com TEA não verbais e nos casos com PC), adaptações motoras, etc…;
  • Aplicação deverá ocorrer individualmente e selecionar um momento e ou um ambiente tranquilo;
  • Permitir a escrita espontânea e não interferir no registro, através de correções,  ou com qualquer auxílio, pois caso a criança e ou adolescente pergunte como escreve tal palavra, ou qualquer outra pergunta relacionada a sondagem, sempre responda com outra pergunta, como por exemplo: como você acredita que deve ser escrito?



Modelo de Avaliação Diagnóstica Pedagógica Descritiva para aprendentes com deficiência

Observação: O conteúdo elencado em cada tópico poderá ser acrescida ou retirada as informações, mediante a faixa etária e o ano escolar de cada aprendente.
Habilidades atencionais:

( ) retém atenção com facilidade.
( ) necessita de intervenção esporádica para reter atenção.
( ) necessita de intervenção constante para reter atenção.
( ) conquista atenção plena por tempo restrito. Quanto tempo aproximadamente?______________________________________________
Observações relevantes:__________________________________________

Sondagem da escrita, encontra-se na hipótese psicogenética:
( ) pictórica.
( ) pré-silábica I.
( ) pré-silábica II.
( ) silábica sem valor sonoro.
( ) silábica com valor sonoro.
( ) silábica alfabética.
( ) alfabética.
Observações relevantes:__________________________________________

Sondagem de leitura, encontra-se na hipótese:
( ) pictórica.
( ) soletrada.
( ) claudicante.
( ) fluente.
Observações relevantes:__________________________________________

Habilidades em linguagem oral e escrita, apresenta:
( ) habilidade em produzir textos com coesão e coerência?
( ) habilidade ao fazer uso das regras ortográficas?
( ) habilidade ao fazer uso das regras gramaticais?
( ) habilidade em se expressar oralmente?
( ) habilidade ao elaborar frases?
( ) habilidade ao fazer uso de pontuações?
( ) habilidade de argumentação oral?
( ) habilidade de argumentação escrita?
( ) habilidade ao interpretar textos?
Observações relevantes:__________________________________________

Sondagem do raciocínio lógico matemático, apresenta:
( ) habilidade em sequência numérica. Até?__________________________
( ) habilidade em associar o número à quantidade. Até?________________
( ) habilidade em operações matemáticas. Quais?_____________________
( ) habilidade em identificar os números. Até?_________________________
( ) habilidade em identificar as cores. Quais?_________________________
( ) habilidade musical? Ritmo? Sonoridade?
( ) habilidade em trajetos?
( ) habilidade em interpretar situações problema?
Observações relevantes:__________________________________________

Sondagem psicomotora, apresenta:
( ) habilidade em coordenação motora fina?
( ) habilidade em coordenação motora ampla?
( ) habilidade em identificar partes do seu corpo e suas respectivas funções?
( ) habilidade em equilíbrio?
( ) habilidade em saltar?
( ) habilidade de marcha?
( ) habilidade na organização do espaço gráfico e físico?
( ) habilidade em preensão motora?
( ) habilidade em executar sequências de movimentos corporais?
Observações relevantes:__________________________________________

Habilidades emocionais:
( ) apresenta empatia?
( ) demonstra afetividade?
( ) demonstra vínculo com os amigos?
( ) demonstra vínculo com os professores?
( ) apresenta oscilação de humor?
Observações relevantes:__________________________________________

Habilidades sociais e comportamentais:
( ) faz amizades com facilidade?
( ) aceita regras?
( ) aceita rotina escolar?
( ) solicita os amigos e professores para esclarecer dúvidas?
( ) aceita realizar atividades em grupo?
( ) apresenta sensibilidade comportamental em situações de aprendizagem com um grupo maior de pessoas?
( ) respeita os amigos e professores?
Observações relevantes:__________________________________________

Habilidades funcionais:
( ) apresenta autonomia e independência ao se alimentar?
( ) apresenta controle de esfíncteres?
( ) apresenta autonomia e independência ao fazer uso do banheiro?
( ) apresenta autonomia e independência ao realizar a assepsia após o uso do banheiro?
( ) apresenta autonomia e independência ao escovar os dentes?
Observações relevantes:__________________________________________

A equipe multidisciplinar que acompanha o aprendente é composta por:
( ) Neurologista. Qual? _______________________________________________________
( ) Fonoaudiólogo. Qual? _____________________________________________________
( ) Psicólogo. Qual? _________________________________________________________
( ) Psicopedagogo. Qual? ____________________________________________________
( ) Outros. Quais? __________________________________________________________

Rotina de atendimento?
___________________________________________________________________________

Faz uso de medicações?
( ) não
( ) sim.
Quais? Qual a dosagem? Horários?_______________________________
Prescrito por quais profissionais?_________________________________

Apresenta restrição alimentar?
( ) não
( ) sim.
Quais? _______________________________________________________

__________________________________Assinatura dos pais e ou responsável.
__________________________________
Assinatura da Coordenação.               Data:______/_____/__________.

Observações importantes:A família e os profissionais que acompanham o caso tem o direito de uma cópia deste documento.É de suma importância que cada tópico esteja acompanhado de um relato por escrito do educador com observações relevantes ao contexto citado.
Se tiver dúvidas como aplicar cada sondagem, consta no BlogIN todas as orientações sobre cada sondagem no menu em artigos!



Referências Bibliográficas

AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo de Piaget a Emilia Ferreiro. 5º ed. São Paulo. Ed Ática. 1997.FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 5º ed. Petrópolis. Ed Cortez. 1989._____________.e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 4º ed. Porto Alegre. Ed Artes Médicas. 1991.KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a educação. 2º ed. São Paulo. Ed. Cortez. 1997.PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 3º ed. São Paulo. Ed. Ática. 1996.

RODRIGUES, David (org.). Educação e Diferença. Valores e Práticas para uma Educação Inclusiva. Portugal: Porto Editora, 2001.
SASSAKY, Romeu K. Inclusão. Construindo uma sociedade para todos. 4. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2002.
STOBAUS, Claus D. & MOSQUERA, Juan J. (orgs.) Educação Especial: em direção à educação inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo. Ed. Martins Fontes. 2001.
___________ . A formação social da mente. 6º ed. São Paulo. Ed. Martins Fontes. 1998.


Disponível em: http://www.blogin.com.br/2018/04/14/avaliacao-diagnostica-descritiva-para-aprendentes-com-deficiencia/. Acesso em 05 de maio de 2018.